quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Aniversário com o tema “As quatro estações”

09

Minha mascotinha completou 4 anos no dia 2 de setembro. A comemoração foi, mais uma vez, bem pequena e íntima. Nosso espaço em casa é bem limitado, então vieram apenas os avós, padrinhos (são quatro... rsrsrs) e tios e primos muito próximos. Mas nem por isso deixei de pensar na decoração e nas lembranças.

Este quarto aniversário teve como tema “As quatro estações”, ideia que já estava na minha cabeça desde antes dos 3 anos! (Entendeu o “quatro”?) “Mas ela não preferia outro tema, não quis escolher outro? ” A verdade é que ela não sabe bem o que é isso. Talvez por me ver constantemente fazendo os mais diversos artigos para festas, ela embarca em todas as histórias que conto e gosta de tudo.

Desde o início, sabia que tudo o que eu decidisse fazer seria multiplicado por quatro, de forma a representar cada uma das estações. Pensar em doces, lembranças e até mesmo nas comidinhas não era tão complicado. Já o painel... esse me tirou o sono duas vezes: enquanto não defini como seria e depois de definido. E você vai entender o porquê.

A primeira ideia era muito óbvia: quatro quadros, cada um com um elemento simbólico, como sol, flor etc. Poderia ficar bem bonito, mas era comum demais. Aí pensei em montar um cenário e parti em busca de referências. Não encontrei nenhuma festa com este tema, nos moldes que pensei. Mas achei um quadro que me inspirou. E assim nasceu uma árvore com as quatro estações representadas nela!

Coluna 25A

O painel com a árvore que tem as quatro estações representadas

Primeiro passo: medir a área que seria utilizada e reproduzi-la no programa que uso para desenhar. Depois, desenhar o tronco e os galhos. O projeto ficou com aproximadamente 1m20 x 1m20. Não queria prender diretamente na parede, então eu e meu marido montamos uma estrutura com canos de PVC e colocamos um tecido para servir de base.

Coluna 25B

Desenho da árvore que mandei imprimir para servir de molde

Mandei imprimir em uma plotter o desenho que fiz, como se fosse planta de construção. Recortei à mão e usei como molde para recortar com bisturi a folha marrom. E aqui começou o meu arrependimento. Eu não podia ter pensado em algo mais fácil? Não. Gastei um par de horas cortando tudo e fazendo emendas em algumas pontas de galhos, que posteriormente escondi com folhas e flores.

Hora de colar o tronco e seus galhos no tecido, também conhecida como hora de pagar os pecados. Minha amiga-irmã-comadre-dinda veio me ajudar Ah se não fosse ela!) e enquanto ela arrumava as lembranças, eu me aventurava com a cola quente e aquele monte de papel que exigia um enorme cuidado para não rasgar. Não dava para voltar atrás, mas que eu me prometi não ter mais ideias assim, isso eu prometi. Um painel rígido teria tornado tudo mais fácil.

Em seguida, foi a vez de preencher os “quadrantes” imaginários com elementos representativos. Como o Inverno e o Outono são estações em que alguma coisa cai no solo, essas duas estações ficaram embaixo, com muitos flocos de neve e algumas folhas em tons terrosos. Já o Verão fazia sentido ficar no topo para ter um sol como companhia para as dezenas de folhas em diversos tons de verde. Para completar, a Primavera reinou ao seu lado com muitas flores em formatos diferentes e miolinhos de meia pérola. Tudo isso foi arrematado com um cordão de luz lindíssimo e diferente que eu havia comprado!

Coluna 25C

Detalhes do painel

Imaginei o bolo como sendo um “montinho” de neve acumulada ali na base da árvore. Mas um montinho bonito! Expliquei a ideia para a Fernanda, da CupCup Cupcakes e pronto: sonho realizado. Ficou per-fei-to, do jeitinho que imaginei! Pedi que deixasse espaço para o boneco de neve que eu estava fazendo, além de alguns flocos de neve extras para salpicar depois. De quebra, ela ainda mandou o bolo em uma tábua rústica que lembra tronco de árvore. Como não amar?

Coluna 25D

Bolo lindo e delicioso da CupCup Cupcakes / Boneco de neve feito por mim (Just Made)

Ao lado do bolo, na direção do Outono, biscoitos decorados da Gisa Cookies em formato de folhas, como se tivessem acabado de cair da árvore. Eu já tinha visto biscoitos neste formato, mas sempre verdinhos. "Então, Gisa, eles precisam ser manchados, com amarelo, laranja, marrom, feito folhas de outono." Pedido inusitado atendido com louvor. Foram 30 biscoitos diferentes! Isso mesmo, não havia um biscoito igual ao outro! Pense numa pessoa feliz! Não quis nem tirar do saquinho, conforme minha ideia inicial, para preservá-los o máximo.

Coluna 25E

Os lindos e gostosos biscoitos da Gisa Cookies imitando folhas de outono caídas no chão

Para os doces, criei quatro forminhas e ainda pensei qual deles entraria em cada uma. Assim, tivemos:

- beijinho de coco (feito por uma tia) envolto em miçanguinhas amarelas, um verdadeiro sol na forminha que representava o Verão;

- brigadeiro de churros RECHEADO (!!!) (CupCup Cupcakes), que com sua pitanguinha de doce de leite em cima formava um perfeito miolo de flor, nas forminhas da Primavera;

- brigadeiro de crème brûlée (CupCup Cupcakes - apenas sen-sa-cio-nal) nas forminhas de Outono, já que a casquinha de açúcar caramelado me lembrou muito os tons desta estação;

- brigadeiros tradicionais (CupCup Cupcakes) com “neve” em cima, servidos em forminhas de Inverno.

Coluna 25F

Docinhos simbolizando as quatro estações

Minha cabeça não parava de fervilhar com ideias. Pensei em dois docinhos de copo que se encaixariam bem nas duas estações mais quentes do ano. Quase desisti deles porque não tinha ideia para as outras duas. No fim, resolvi fazê-los para poder dar mais estas ideias. Um deles foi um brigadeiro de “areia” (na verdade, paçoca), com açúcar cristal azul fazendo papel de água do mar e um guarda-sol na pontinha da colher. Este aplique poderia ser maior para ficar mais proporcional, mas achei que iria atrapalhar na hora de comer. O outro foi um brigadeiro de “terra” (Ovomaltine), com um marshmallow em formato de flor espetado na colher verdinha.

Coluna 25G

Vasinhos de flores e praia! Os docinhos de copinho que fiz a mais

Eu tinha pensado também em canapés para cada uma das estações, mas simplesmente não tive tempo. Fico devendo um post mais para frente com ideias de comidinhas salgadas perfeitas para este tema. Preparei os canapés e sanduíches bem em cima da hora e prometo mostrar em breve o que usei e o que servi.

Agora, as lembranças. Sempre uso minha estante da sala como apoio para as lembrancinhas e os doces. Em um dos lados, há uma cristaleira com 4 andares. Tive a ideia de criar mini cenários para representar as estações e colocar parte das lembranças ao lado. A ordem foi baseada na “claridade”, pois há uma lâmpada no topo dessa parte que eu transformei em sol. Então, logo abaixo veio a Primavera, depois o Outono e na parte de baixo ficou o Inverno.

A estação mais quente ganhou, além do sol, uma barraca e uma cadeira de praia. A lembrança eram jujubas brancas, que viraram cubos de gelo para refrescar bebidas. A estação das flores ganhou uma jardineira e muitas florezinhas cujos miolos eram balas baianas da A Bala de Coco. Os biscoitos da Gisa estavam ao lado de uma árvore peladinha, que só tinha galhos. E para a época mais fria do ano, fiz um iglu e distribuí “neve comestível”, ou melhor, balas de coco que derretem na boca, também da A Bala de Coco.

Coluna 25I

Cenário e lembrancinha de Verão

Coluna 25J

Cenário e lembrancinha de Primavera

Coluna 25K

Cenário e lembrancinha de Outono

Coluna 25L

Cenário e lembrancinha de Inverno

Depois de todo esse relato, só faltava mesmo a hora dos parabéns. Minha pequenininha curtiu muito tudo, falou na festa dela durante toda a semana, vibrou na hora de soprar a vela e me fez ver que tudo valeu a pena: o cansaço, a trabalheira toda, as pernas doendo por ter ficado ajoelhada cortando o tronco e colando-o depois, absolutamente tudo. Com afeto, tudo dá certo.

Coluna 25M

Encantada com o parabéns!

Coluna 25N

Quanto esforço para apagar a vela! E esse sorriso no final?

Patricia Haddad

https://www.facebook.com/Just.Made.Studio/

logo

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails